sábado, 26 de janeiro de 2013

Pare o mundo que eu quero descer!

Saudoso Raul, mas quero falar do Renato Russo...

Olhando o blog da Yvonne Maggie na Globo.com (aqui), deparei-me com aberrações que me fazem vomitar (santo Plasil), lâminas afiadas que fazem meu espírito sangrar (santo Rivotril). Não tanto pela postagem, mas principalmente pelos comentários dos leitores.

"Se começar a tratar dependente químico como doente, daqui a pouco vão exigir um Cartão Dependente Químico”, escreveu uma leitora. "Se o viciado decidiu se viciar, problema dele", escreveu outro. Para completar, um terceiro veio e me deu um soco no estômago: "Se o Estado gasta dinheiro público com a saúde de quem não deseja ser saudavel, com que verba vai investir em saúde e educação para os homens e mulheres de bem?"

Li dezoito comentários e todos seguiram o mesmo tom de "foda-se o viciado", como se quisessem passar com o carro por cima usuários de crack na Avenida Brasil a fim de limpar a cidade. Foi impossível não me lembrar do Renato: "E há tempos são os jovens que adoecem / E há tempos o encanto está ausente / E há ferrugem nos sorrisos / Que só o acaso estende os braços / A quem procura abrigo e proteção" (Há Tempos - Legião Urbana).

Se o Estado não der abrigo e proteção, se o Estado não devolver o encanto e limpar a ferrugem dos sorrisos dos nossos filhos, irmãos e pais viciados, se o Estado não pedir desculpas por anos, anos e anos de desamparo, se o Estado não se redimir por mais de cem anos de abandono depois da Lei Áurea, o que nos resta? Deus? Mas "nem o santos têm ao certo a medida da maldade", cantava o Trovador Solitário. Se o Estado não protege e defende o seu povo (todo o povo), para que serve o Estado?

Hoje eu aprendi uma lição importante: antes que o Rivotril faça efeito, rezarei pelos ditos "homens e mulheres de bem". Eles também precisam de ajuda.

"Parece cocaína, mas é só tristeza". Talvez seja isso.

3 comentários:

Thiago Luz disse...

"Compaixão é fortaleza", e somos tão fracos!

Anônimo disse...

Isso.

Michela Delgado disse...

Hoje a maioria do ser humano só pensa "no próprio umbigo". Se não esta acontecendo com ele ou seu parente próximo, DANE-SE os outros.

Por isso o mundo esta do jeito que está.
Fala-se muito do amor, compaixão, mas isso só existe no papel. Colocar em prática deve ser cansativo de mais para essas " pessoas do bem".