sábado, 13 de julho de 2013

13 de Julho - Dia Mundial do Rock

Rock e literatura são amigos de longa data, dois camaradas que saem por aí em noitadas regadas a muito vinho, disparando campainhas às duas da madrugada e azucrinando a vida das pessoas em geral. Aliás, é isso: rimam tão bem porque se uniram para o mesmo fim, incomodar. Que se dane se podem ficar mal falados, eles querem mesmo é soltar a voz, seja no palco ou na pauta, sem rédeas, sem regras.

Quando Jim Morrison escolheu o nome da sua banda, fazendo referência ao poema de William Blake ("Se as portas da forem abertas, as coisas irão surgir como realmente são, infinitas") e ao livro de Aldous Huxley ("The Doors of Perception"), estava brindando a essa velha amizade. O mesmo pode-se dizer sobre Bob Dylan e suas crônicas, sobre a parceria entre Raul Seixas e Paulo Coelho, sobre a poesia sempre tão presente nas letras de alguns... No rock brasileiro, temos vários exemplos de poetas que usaram a música ao invés dos livros para transmitir sua mensagem: "Poetas e loucos aos poucos / cantores do porvir / E mágicos das frases / Endiabradas sem mel" ("Boas Novas" - Cazuza).

E a íntima amizade entre rock e literatura só faz aumentar na obra da Legião Urbana e de seu líder Renato Russo: "Faroeste Caboclo" é uma biografia, "Eduardo e Mônica" um romance, "Dezesseis" um conto, "Mais Uma Vez" autoajuda e "Os Anjos" uma crônica poética... Humberto Gessinger também confirma essa relação ao citar Sartre ("A dúvida é o preço da pureza") e Ferreira Gullar ("O sonho é popular").

Por isso tudo, aos que são amantes do rock e casados com a literatura (ou vice-versa), mas sempre fiéis à arte, um ótimo Dia Mundial do Rock!!! Yeah!!!


5 comentários:

Fábio disse...

Blz de texto Thiago. parabéns.

Carlos Trigueiro disse...

OI, Thiago, Parabéns pela ilação, ou será ligação, ou será transgressão, ou será antiga inspiração mesmo porque em seus "Fragmentos Noturnos" já vem
a alusão à ligação entre uma coisa e outra:
"Cada dose de conhaque tem no gosto Um verso de |Jim Morrison. Abraço,
Carlos Trigueiro

Thiago Luz disse...

Obrigado, Fábio! :)

Thiago Luz disse...

Carlos, obrigado pela visita... É sempre bom ter um companheiro de jornada literária por aqui. Sim, "Fragmentos Noturnos" tem esse clima realmente. Abração.

Vinicius Sombra disse...

Muito bom, meu querido!
E vida longa ao Rock (e a literatura)!