domingo, 7 de julho de 2013

Os Ignorantes São Mais Felizes

Algumas pessoas ignoram a História... A escravidão, o desemparo de ex-escravos e seus descendentes jogados à própria sorte, a degradante condição social ardendo na alma como um chicote, a falta de dignidade como tronco e feitor, e acham injusta qualquer ação que vise remediar 500 anos de violência.

Algumas pessoas ignoram o Sistema... A pirâmide social se torna aceitável (e até necessária). Querem apenas melhorar o próprio salário, trocar de carro, manter o status quo. Sem tetos se tornam vagabundos, usuários de drogas podem morrer (não fazem falta!), desempregados devem se vender por qualquer trocado (afinal estão desempregados, valem pouco!), e quem tem dinheiro se torna um herói merecedor das dádivas da vida, e quanto mais dinheiro, mais exclusivas devem ser essas dádivas.

Algumas pessoas ignoram a Coletividade... Tudo é fruto da competência e do esforço individual, e que se dane quem não pôde estudar, quem está nas favelas e periferias herdeiras das senzalas, tornando ainda mais viva e cruel a frase de Louis Dumont: "Chama-se de individualista uma ideologia que valoriza o indivíduo e negligencia ou subordina a totalidade social".

Algumas pessoas comem brioches e cospem em pães franceses, por ignorar que a matéria-prima de ambos foi a farinha; algumas pessoas são mais felizes...

2 comentários:

André Foltran disse...

- Belo texto! Fez-me lembrar
um célebre poema do Drummond:

INOCENTES DO LEBLON

Os inocentes do Leblon
não viram o navio entrar.
Trouxe bailarinas?
trouxe imigrantes?
trouxe um grama de rádio?
Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram,
mas a areia é quente, e há um óleo suave
que eles passam nas costas, e esquecem.

Grande abraço!

Thiago Luz disse...

Obrigado por enriquecer esse espaço com Drummond. Abração!